3 de dezembro de 2015

Mentiras, atrás de mentiras



Cada cavadela, minhoca, é só buracos atrás de buracos, o ex-governo mentiroso, mentiu com todos os dentes, foi a sobretaxa, foi a divida externa, foi o crescimento económico, eram os cofres cheios, agora temos o défice. Está explicado porque não queria deixar o pote, pois sabiam que as mentiras seriam desmascaradas.

Ainda bem que Costa não foi um cobarde e não se demitiu na noite das eleições, nem sequer quis um lugarzinho de Secretário de estado num governo Pafioso.

Na nota da execução orçamental até setembro, a que Lusa teve hoje acesso, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) estima que "o défice das administrações públicas, em contabilidade nacional [a ótica que conta para Bruxelas], se tenha situado entre 3,4% e 4,0% do PIB [Produto Interno Bruto] no período de janeiro a setembro de 2015 e que, ajustado de medidas extraordinárias, se tenha fixado entre 3,2% e 3,8% do PIB".

Isto significa que o valor central da estimativa da UTAO para o défice orçamental nos primeiros nove meses do ano se tenha situado em 3,7% do PIB (ou 3,5% do PIB, excluindo operações de natureza extraordinária). (tirado daqui)

Como dizia a minha avó, a verdade, tal como o azeite, vem sempre ao de cima.

Sem comentários: